Martha Medeiros e o Simples Assim

simplesassim_marthamedeiros2

Como é que tem que ser? Se te perguntam, responda. Se te emprestam, devolva. Sem dinheiro, não compre. Se te dão, agradeça. Se te confiaram, cuide. Se te agridem, afaste-se. Se te pagaram, entregue. Se cansou, pare. Se te confidenciaram, silencie. Se te roubaram, acuse. Se colocou no mundo, crie. Se contratou, pague. Se gostou, fique. Se não gostou, recuse. Se errou, desculpe-se. Se acertou, repita. Se tem que fazer, faça. Se prometeu, cumpra. Se vai atrasar, avise. Se te necessitam, ajude. Se você precisa, peça. [Simples assim]

Gosto da Martha Medeiros desde que vi seus textos rolando na internet, até os que não eram dela, mas que por obra divina – e de um desinformado ou espírito de porco – foram atribuídos a ela. Mesmo assim nunca tinha lido seus livros ou colunas no jornal, até que no Natal do último ano ganhei o Simples assim, livro que reúne crônicas publicadas entre 2013 e 2015.

(Talvez seja importante dizer aqui que ainda há uma possibilidade de que o que eu acreditava ser de sua autoria quando li na internet, na verdade, seja da Clarice Lispector. Ou Pablo Neruda. Ou do livro de algum youtuber famoso.)

Martha Medeiros me ganha com sua maneira de fazer esses recortes do dia a dia. É como se eu estivesse lá no meio da crônica vivenciando a cena ou, no mínimo, tomando um café com a autora enquanto escuto suas histórias. Aliás, eu me identifico tanto com algumas crônicas que eu poderia adotar várias frases como mensagens de perfil em redes sociais.

Talvez você, leitor atento, esteja se perguntando o porquê de escrever sobre ele agora se eu ganhei no Natal passado. Pois bem, eu só terminei agora. Fui lendo em doses homeopáticas, na espera da consulta médica, numa tarde de domingo, durante uma viagem… Era como um companheiro que estava sempre por perto e vez ou outra voltávamos a nos encontrar. Sem pressão, sem fissura para saber o final da história, um livro para ler apenas quando a vontade batesse, simples assim.

Como já não temos mais Orkut e MSN para nos expressar através de frases alheias em apresentação de perfil/nickname, deixo aqui frases legítimas da autora que de alguma forma me ganharam:

marthamedeiros_simplesassim_o-que-voce-vai-ser-quando-crescermarthamedeiros_simplesassim_eu-nos-outros

marthamedeiros_simplesassim_mulher-escrevendo-enquanto-toma-cha

marthamedeiros_simplesassim_o-que-os-deuses-nos-deram

Por fim, e não menos importante:

marthamedeiros_simplesassim_simples_assim

7 comentários sobre “Martha Medeiros e o Simples Assim

  1. Eu adoro a Martha! Ela tem o dom de cutucar lá no nosso fundinho de forma tão sutil e prática! Gosto muito de ler assim como você fez, aos pouquinhos. E amei, muito, todas as citações que você nos trouxe aqui. Vou providenciar o Simples Assim. 🙂
    Beijos,
    Bru
    Blog Moderando

    • Martha Medeiros tá naquela lista de autores que tem um monte de frases/textos espalhados por aí e às vezes nem dela são ou são dela, mas creditado a outro autor! HAHAHA O livro é mt bom e super recomendo, Carol! Bjs

  2. Juro que eu pensei que já tinha comentado nessa publicação hahahha

    Eu nunca li nada da autora, mas várias pessoas já recomendaram.
    Esse livro chamou minha atenção por causa da capa, mas lendo quotes e resenhas estou com muita vontade de conhecer a obra ❤

  3. Todo santo domingo eu lia atentamente a coluna dela na Revista O Globo. Mas cancelamos a assinatura e só ficamos com o digital, que eu sempre esqueço a senha e acabo não lendo mais. Adoro a Martha. Ela escreve descrevendo quase todas as coisas que sinto ou queria ter escrito. Esse aí eu nunca li, mas só pelo pedacinho que você colocou, já amei. E adorei essa última frase! Aliás, época de orkut e comecinho do Facebook, eu adorava compartilhar as frases dela. =) Dica anotada!!

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

Deixe uma resposta

