Clube dos procrastinadores

procrastinador_timurban_ted1

Faz alguns dias que anotei no meu caderno que deveria escrever este post sobre procrastinação, pensei em como seria mais ou menos e deixei a nota lá para desenvolver mais tarde. Já se passaram duas semanas desde então.

Fiquei com o assunto na cabeça quando uma amiga compartilhou um vídeo com a chamada Por dentro da mente de um mestre na procrastinação, que era uma palestra do Tim Urban, blogueiro e escritor do Wait but why, no TED talks. E sim, eu deveria estar fazendo outras coisas e não vendo aquele vídeo ou “dando uma olhadinha” naquela rede social.

Procrastinar: o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

O fato é que eu me identifiquei com o vídeo e não apenas para reivindicar a minha carteirinha do clube dos procrastinadores. Você deve saber como é a sensação de que deveria estar trabalhando em algo, mas tá só dando uma relaxada antes de começar. E durante o processo. E depois.

naoseicomoacontecenão sei como isso acontece

Em certo momento Tim fala sobre quando recebeu o convite para palestrar e ele pensou que sempre quis dizer no futuro que ele já palestrou para o TED talks uma vez. E eu me vi concordando com a cabeça, querendo dizer algo como “i know that feel bro”. A Luana do futuro quer dizer que já viajou o mundo, é uma excelente profissional, fala umas 3 línguas e já correu uma maratona.

É linda a parte do planejamento, mas quando as coisas começam a tomar forma parece que começa um bug no sistema e aí haja replanejamentos para dar conta de tudo.

Quase no final da palestra, Tim ainda fala de um outro tipo de procrastinação, aquela que mais me identifico e mais me fez refletir, a procrastinação de algo quando não temos prazo definido. Um trabalho de faculdade, um trabalho, um projeto, tudo tem data. Em algum momento você precisa se mexer e fazer as coisas funcionarem, mas os projetos pessoais e outras coisas a gente vai deixando pra depois.

monstrodopanico_timurban_ted1às vezes faz falta ter um prazo 😦

Deixei o blog pra depois por pelo menos uns 5 anos até ter coragem de começar algo. Levei outros 5 anos para decidir tirar a carteira de motorista. Muitos cursos e projetos estão na gaveta porque eu ainda não dei o ponta pé inicial e eu nem sei porque diabos ainda não fiz algo a respeito.

Ando pensativa em como tenho usado meu tempo, o que eu quero fazer, mas tenho deixado de lado, como tenho planejado os meus dias. Talvez eu esteja pensando demais, talvez tudo isso seja necessário pra reorganizar a vida e fazer as coisas andarem de vez.

Como eu tenho certeza que a porcentagem de pessoas que sofrem com essa problema é bem grande, em menor ou maior grau todo mundo é um procrastinador, acho que você deve dar o play no vídeo a seguir. São 14 minutos que realmente valem a pena.

7 comentários sobre “Clube dos procrastinadores

  1. Também faço parte do clube e me envergonho quando vejo o tempo que levou para a realização de projetos importantes. Tipo, 7 anos pra tirar uma carteira de motorista libertadora, 2 anos pra tirar a cidadania, isso pra não falar na forma física.Ainda bem que existe segunda-feira hahaha

  2. Luuuuuu…toca aqui o/\o eu sou mega procrastinadora, e não só isso, eu começo projetos e paro na metade assim simplesmente. Nesse momento tenho TRÊS livros pela metade e não terminei nenhum, um tricô nem na metade, pq resolvi fazer um colete e tenho quase certeza de que não estará pronto até o inverno, tenho um bordado que é pra uma encomenda, pela metade ainda… comecei francês e espanhol no duolingo, não terminei nenhum e já estou no alemão. Então assim… parece que essa vontade de abraçar o mundo e fazer tudo muito rápido, e querer tudo mesmo, só causa o efeito totalmente ao contrário. Fazer uma coisa de cada vez me parece tão mais eficiente na prática, embora na teoria soe boring. Mas é assim né.

Deixe um comentário

