Vamos falar sobre plágio

dollyselo

É errado.

Eu poderia terminar o post aqui que já teria explicado o suficiente, mas vamos lá, peguem uns biscoitinhos amanteigados, umas tubaínas e vamos conversar.

No começo do mês passado recebi uma notificação que meu blog estava bombando. Algumas pessoas me adicionaram no Facebook e eu não fazia ideia de onde elas vinham. Minha conclusão, lógico, foi a de que eu tinha feito algo errado sem perceber. Não fiz. Uma dessas pessoas que me adicionou me explicou que alguns posts meus sobre o Desafio das 52 semanas estavam sendo plagiados e quem fez isso estava plagiando também vários outros blogs.

Vamos por parte:

Alguém que participava de vários grupos sobre blogs no Facebook estava fazendo um blog com posts de outras pessoas (WHAT?). O porquê de fazer um Blog todo trabalhado no ctrl C + ctrl V nós nunca saberemos.

No início eu pensei que o plágio daqui era porque o Lua vai é um blog pequeno e humilde. Escrevo quando da, quando tenho vontade e muito mais pela vontade de escrever do que para conseguir meu troféu blogueira do ano. Só que não foi só o meu bloguinho que foi contemplado com essa homenagem.

dislikedeternoduplo

(Observação aqui: Nunca recebi um pedido de desculpas por parte de quem plagiou, nem uma explicação, nada. Bola pra frente, Brasil, a menina ia apagar tudo antigo e começar do zero, fazendo as coisas certas. Ok, boa sorte pra ela.)

Então vamos todos sentar em roda e esclarecer umas coisinhas necessárias:

– É errado copiar, não importa se você está copiando de um blog tão pequeno que nem o próprio blogueiro sabe direito o seu endereço ou de um portal com milhares de acessos diário.

– É errado copiar porque você tá com crise de criatividade.

– É errado copiar porque você gosta de interagir com outros blogueiros e não tem tempo pra escrever.

– É errado também copiar porque você achou algo muito legal e acha que de alguma forma vai estar homenageando o blog que você gosta.

Resumindo: é errado copiar.

lampadamotivacional

Vale explicar também que o Google não gosta de conteúdo duplicado. Sabe aqueles primeiros resultados que aparece no site de busca quando você procura por algo? Então, se os algoritmos do buscador detectarem conteúdo duplicado você pode ter seu site prejudicado no rankeamento do Google. Ah, isso vale não só para quem está plagiando, mas para o site plagiado também.

Agora imagina a frustração quando você trabalha duro em algo e depois ainda é envolvido em um rolo que prejudica o seu trabalho. Pois é.

Se um dia você se deparar com conteúdo plagiado calma que tem solução. Se o plágio está em algum produto do Google, como o Blogger, por exemplo, ele é retirado do ar. Se estiver em outro lugar o Google pode punir nos resultados de buscas, como falei acima.

Então ó, anote essa dica: se o plágio estiver em algum site do Google você pode acessar essa página aqui e fazer sua denúncia. Se estiver em qualquer outro local você faz a sua denúncia por aqui.

Sempre (sempre e sempre) que você se deparar com plágio, serve tanto para conteúdo quanto layout, não ignore. Avise o plagiado, faça sua reclamação nos comentários, nas redes sociais, contrate um carro de som, o que for… O importante é fazer barulho e não deixar passar. O plagiador também precisa saber que está errado. Se a pessoa não quiser abaixar a cabeça e pedir desculpa aí é um problema dela, a nossa parte avisando os envolvidos e, principalmente, denunciando ao Google, a gente tem que fazer.

Então estamos conversados. Vamos seguir em frente, parar de copiar o conteúdo dos amiguinhos e fazer barulho quando encontrarmos conteúdo duplicado. Agora que já sabemos o que fazer ninguém nos segura, certo?

msgnaoaoplagio
* Vectors designed by Freepik
12 comentários sobre “Vamos falar sobre plágio

  1. Se eu vejo conteúdo impróprio de amigos coloco na boca da Matilde sim. Que absurdo! Esses dias tavam compartilhando uma imagem de designer sem os devidos créditos. Fiz um auê. Enfim, oremos por essas pessoas sem criatividade!

    Beijos

    • Amém, irmã! hahahahaha Às vezes ainda acho que tem coisas que é mais falta de informação do que é certo ou errado, tem outras que acho que é mau-caratismo mesmo 😦 Acho que se a gente faz barulho acaba forçando a pessoa a pensar se vale ou não a pena copiar mesmo assim!

  2. E agora todos escutem o unicórnio anti-plágio e vamo pôr a cabeça pra funcionar, né não?

    Nunca me aconteceu esse tipo de coisa, mas caaaaaaaara… se acontecesse, eu ia ficar muito puta. A gente demora rios de tempo bolando uma coisa legal, depois executando e tal, pra vir uma bonita copiar tudo e tomar créditos. AH NAO!

    aprendam a pensar por si, amiguinhos. Só se faz sucesso se tiver qualidade e ORIGINALIDADE!

    espero que você não seja mais “agraciada” com esse tipo de coisa, Lua

    beeeeeijo
    beinghellz.com

  3. Lu, eu passei por um terror na minha vida esses dias com meu layout, que foi INTEIRINHO copiado. E depois ainda o cara ficou me ameaçando por inbox, dizendo que eu tinha que provar que ele copiou ahhaah no final eu provei, ele bloqueou todo mundo e eu passei muita raiva

    • Pior do que passar pelo problema, é acompanhar quem passa e não pode fazer nada a respeito.. Fazemos o que está no nosso alcance e esperamos que a pessoa seja punida. No caso da cintia, eu ajudei a denunciar e várias foram ameaçadas.
      Mas, algo que aprendi desde cedo é que nenhuma ameaça pode causar algum mal se ela não for aceita.
      Adorei a publicação!

      • Clayci, tenho acompanhado esse lance pelos grupos no Facebook e me assusta a cara de pau de algumas pessoas, não é possível que sejam tão burras e tão mau caráter assim. Se precisar de ajuda pra denunciar, o que for, estamos aqui pra isso!

    • Eu tava acompanhando seu problema nos grupos, só não sabia como tinha terminado o lance das ameaças 😦 Ele pelo menos tirou do ar, né? Nesses casos será que não rola uma ajudinha de advogados pra orientar o que é melhor?

      De toda forma sou super a favor de fazer barulho, divulgar aos 4 ventos e colocar a pessoa numa espécie de mural da vergonha internética. Se não aprende por bem que seja por mal. Bjo e boa sorte, Cíntia ❤

Deixe um comentário

