90’s: Programas infantis

Como uma criança nascida no final dos anos 80 posso dizer que a década de 90 foi muito aproveitada por mim em (quase) todas as áreas. Na parte televisiva, principalmente, foi uma época de ouro, muito bem trabalhada em programas infantis, principalmente pela TV Cultura.

Se você, assim como eu, também é desses que adora uma sessão nostalgia, se joga no post comigo:

Rá-Tim-Bum

Senta que lá vem história, amiguinhos! Rá-Tim-Bum é um programa infantil da TV Cultura que estreou em 1990 com direção de Fernando Meirelles. Com uma fórmula inovadora na época, ele é formado por quadro livres, cheios de cores e com personagens únicos. Dedicado a crianças em fase de pré-alfabetização ele ensina de forma lúdica noções de higiene pessoal, ecologia, cidadania, português e matemática.

Quem não se lembra do Professor Tibúrcio, personagem de Marcelo Tas, a esfinge e seus enigmas e a menina Nina com suas tranças e sua boneca Careca? Isso sem contar a abertura do programa que era tão legal que a gente nunca deixava de assistir.

 

GLUB-GLUB

Outro programa da TV Cultura e foi exibido pela primeira vez em 1991. Uma TV cai no fundo do mar e um peixe-elétrico começa a alimentá-la, possibilitando que os peixes Glub e Glub e a amiga caranguejo Carol assistam desenhos e compartilhem outras informações sobre o fundo do mar. As animações que faziam parte do programa eram vindas da Alemanha, Checoslováquia, França, Bélgica e Inglaterra e eram feitas com técnicas diferentes, como stop motion e live action.

Quem dera ser um peixe Quem nunca se imaginou vivendo no fundo do mar depois de assistir a esse programa? E aqueles desenhos bem diferentes do que estávamos acostumados a assistir? Eu não perdia por nada.

 

Mundo da Lua

Quando Lucas Silva e Silva completa 10 anos ele ganha de seu avô um gravador onde ele conta histórias de como gostaria que as coisas de seu dia-a-dia realmente fossem. Lucas vive na casa do avô juntamente com seus pais, sua irmã e a empregada. Também produzido e exibido pela TV Cultura o programa foi ao ar pela primeira vez em 1991.

Alô, alô, planeta terra chamando, planeta terra chamando… Qual criança não encheu o saco dos pais querendo um gravador? Parecia muito mais divertido que um simples diário, afinal, com um gravador parecia que poderíamos criar um mundo onde tudo pode acontecer.

 

Castelo Rá-Tim-Bum

Inspirado no Rá-Tim-Bum o programa estreou em 1994 com direção de Cao Hamburger. Diferente de sua inspiração ele possui uma história fixa em que Nino é um garoto de 300 anos que mora em um castelo junto com o seu tio Dr. Victor e sua tia-avó Morgana. Por causa da sua idade ele nunca conseguiu se matricular em escola alguma, fazendo dele um garoto solitário, mesmo com os moradores nada comum do castelo. Com um feitiço que aprendeu com seu tio, Nino faz um feitiço para atrair outras crianças para o castelo e é aí que ele conhece Pedro, Zequinha e Biba que se tornam seus amigos e passam a visitá-lo diariamente.

Que criança nunca quis ter o quarto do Nino com aquela porta que gira, passar a tarde na biblioteca trocando uma ideia com o gato ou passeando pelos encanamentos do Castelo? Eu era tão viciada no programa que não satisfeita em assisti-lo todos os dias eu ainda tinha fitas de vídeos com episódios gravados e a coleção de livros inteira.

 

Bom Dia & Companhia

O programa exibido pelo SBT estreou em 1993 pelo comando da apresentadora Eliana que tinha a companhia de seu computador Flitz. Mais tarde, com o aumento de cenário, outros personagens foram inseridos, como o Melocoton, a minhoca Bizuca e a boneca reciclada Recicléia. Durante o programa também eram exibidos desenhos que marcaram a época, como o Fantástico Mundo de Bobby e Ursinhos Carinhosos.

Quantos de nós saiam da cama direto pro sofá em frente a TV para acompanhar Bom dia & Cia e todos seus desenhos? Acompanhados de nosso Nescau de cada dia, era uma forma perfeita de começar o dia.

 

O Mundo de Beakman


O programa tem origem americana e foi exibido pela primeira vez na TV Cultura em 1994. Estrelado por Paul Zaloom, o cientista Beakman, o programa acontece em seu laboratório onde ele lê cartas de expectadores e aproveita para explicar conceitos científicos e realizar experiências que podem ser reproduzidas em casa.

Quem nunca quis brincar de cientista e fazer as experiências como as que Beakman fazia? Eu aposto que depois do programa muita criança incluiu cientista em sua lista de profissões que gostariam de ter. Eu fiz isso.

 

Cocoricó

Com personagens feitos de bonecos manipulados, o programa se passa em uma fazenda e tem como protagonista o menino Julio de 8 anos, além dos animais como o cavalo Alípio, as galinhas Lola, Zazá e Lilica e a vaca Mimosa. Nessa primeira fase do programa que estreou em 1996 na TV Cultura, eram exibidos desenhos comprados no exterior. Curiosamente o programa atingiu seu auge na 2ª fase do programa a partir de 2002.

Que criança nunca quis conversar com animais? E fazer um rock rural com essa bicharada? Era só começar os primeiros acordes que a gente corria pra frente da TV para não perder nem um minuto do programa.

 

Disney Club

O programa produzido pela Disney e exibido pelo SBT estreou em 1997 e era estrelado inicialmente por Juca (Caju), Guelé (Chiclé) e Macaco que fundaram o Comitê revolucionário ultrajovem e transmitiam de forma pirata a TV CRUJ, onde podiam reivindicar seus direitos. Durante o programa outros personagens foram introduzidos, como a Malu (Maluca), a Ana Paula (Pipoca) e o Frederico (Rico). O programa também transmitia desenhos como Timão e Pumba, A Turma do Pateta e 101 dálmatas.

Que pré-adolescente não teve uma fase rebelde que parecia que ninguém no mundo conseguia entender nossas reivindicações? Como a de o direito de poder assistir desenho o dia inteiro, por exemplo.

 

Agora me digam, quais programas infantis dos anos 90 vocês mais gostavam?

 

Anúncios

4 comentários sobre “90’s: Programas infantis

  1. que post bom de ler ❤
    Nostalgia total! Eu gostava de TV CRUJ somente porque depois vinha chiquititas (muito amor aquela primeira temporada).
    Agora rá-tim-bum e castelo eu adorava! Lembrei de uma coisa nada a ver, mas um dia chamei minha mãe pra dizer que tinham pessoas peladas na tevê – eram dois menininhos índios, não lembro se no rá-tim-bum ou no castelo, anyway, eu disse "mãim, o pipi do menino tá aparecendo" indignadíssima. hahaha
    Cocoricó era show tbm. Eu adorava a musica do começo, a gaita do Julio e as galinhas fofas… Infância pfvr volte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s