A lógica das pessoas indecisas

Há diversas formas de dividir as pessoas do mundo: as que falam biscoito ou bolacha, as que preferem Nescau à Toddy, aqueles que amaram ou odiaram o final de uma série ou entre pessoas indecisas e decididas. Neste último caso eu faço parte do primeiro grupo. Eu não sei dizer exatamente a porcentagem da população mundial que pertence a esse grupo, mas sei que é gente pra caramba.

E não, eu não tenho orgulho disso, pelo contrário, isso está sempre naquela minha lista de “coisas que precisam ser melhoradas”. Quem faz parte do outro grupo não entende muito bem essas indecisões e às vezes irritam-se facilmente, então em nome dos indecisos desse mundão posso dizer que há toda uma lógica por trás da nossa indecisão.

Isso pode parecer óbvio, mas só somos indecisos porque temos opções e, quanto mais opções, mais indecisos ficamos. Isso não acontece por preguiça, mas por saber que para fazer uma escolha automaticamente abrimos mão de algo.

Isso não quer dizer que apenas o número de opções vai determinar o grau de dificuldade para fazer escolhas, há vários outros fatores com mais ou menos peso que altera o tempo que levamos para tomar uma decisão. Não sou de exatas, mas deve haver uma equação capaz de reunir todas as variáveis e explicar essa lógica que para muitos parece lógica.

Escolher entre comer uma pizza ou jiló é fácil, o problema é quando: a – são duas ou mais coisas que você gosta, b – existe certo x errado ou saudável x gostoso (ou algo no espírito da coisa), c – há experiências anteriores a serem avaliadas e, principalmente, d – consequências.

Claro, além disso, também é preciso levar em conta o tempo que você tem para tomar uma decisão, quantas e quais pessoas serão afetadas por ela, qual o impacto da sua decisão na vida dessas pessoas, enfim, não é tão fácil, não é só dizer sim ou não, a ou b.

Portanto antes de implicar com os indecisos da próxima vez, tenha paciência.

Anúncios

2 comentários sobre “A lógica das pessoas indecisas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s