[Desafio 52 semanas] Semana 15: O que há de pior no mundo virtual

Sou uma grande entusiasta do mundo virtual, são tantas coisas boas que eu nem sei por onde começar, mas sei reconhecer que há um lado ruim também. Ele existe e pode ser bem cruel, mesmo com quem nem esteja procurando treta e queira apenas ficar na sua.

Tem coisas que são apenas desagradáveis, mas que não afetam a vida de ninguém, é só deixar a vida rolar que tá tudo certo, por exemplo, eu não ligo mais em receber e-mail insistindo para que eu aumente um pênis que eu nem tenho, nem ligo para todas as correntes que já me passaram e sou especialista em ignorar convites para joguinhos.

As coisas ficam complicadas quando começam a afetar a vida das pessoas. Então, pra mim, essas são as piores coisas do mundo virtual:

– Anonimato
É muito fácil encher o peito e atacar os outros quando você não precisa dar a cara a tapa. As pessoas se escondem atrás de um avatar e já se acham os super-fodões da internet, podendo falar qualquer coisa para qualquer pessoa, mas não podem. Atrás de outro avatar/foto também há outra pessoa feita de carne, osso e alguns sentimentos. Seria legal se as pessoas pensassem nisso antes de enviar qualquer comentário maldoso.


– Opinião demais, tolerância de menos
Ter uma opinião formada sobre algo é bom e não tem nada errado compartilhá-la, o problema surge quando ou você não aceita uma opinião contrária a sua ou quando você ofende alguém gratuitamente. As pessoas não pensam igual e por mais que você queira muito nem todo mundo vai concordar com você. Não tem problema, faz bem para uma discussão ter gente discutindo lados opostos. Não tem problema também mudar de ideia no meio do caminho, só não da para querer impor o seu lado desrespeitando os outros. E se a sua opinião em si já desrespeita o outro, talvez você deva pensar duas vezes antes de expô-la.


– Vírus

Ouvir aquela voz surgindo do nada dizendo que “as definições de vírus foram atualizadas” me deixa um pouco mais tranquila, mesmo assim ainda navego na internet desconfiando até da minha própria sombra. Quem nunca teve um trabalho ou fotos perdidas por causa de um vírus não sabe o tamanho da raiva que toma conta da gente. Depois de perder coisas importantes aprendi a dar a devida importância ao backup. Se for importante, além do computador, o arquivo também está no HD externo, em DVD e em nuvem. Melhor garantir. (Nota mental: Fazer o backup quando terminar o post).


– Crimes
Aparentemente a internet é um território livre, sem regras e que parece a casa da mãe Joana, certo? Errado. As regras do mundo off-line continuam valendo aqui também. Aplicar golpes, pedofilia, homofobia, racismo, xenofobia, apologia ao crime, plágio e todas essas coisas que a gente cansa de ver por aí são crimes, não tem graça e afetam negativamente muita gente.


– O vício

Isso não é exatamente um problema do mundo virtual, mas uma consequência dele. Parece que a cada dia que passa fica mais difícil ficar sem internet, sem redes sociais, sem as notícias diárias e sem trocar mensagens online. A internet já faz parte da nossa vida, mas conseguir encontrar o equilíbrio ainda é um desafio. Tudo bem se um dia a internet ficar fora do ar por alguns momentos, a vida continua.

Este post faz parte do desafio 52 semanas, para saber mais sobre ele é só clicar aqui e para ver todos os posts do projeto no blog, clique aqui.

 

Anúncios

3 comentários sobre “[Desafio 52 semanas] Semana 15: O que há de pior no mundo virtual

  1. Que post pertinente! Realmente tem gente achando que a internet é terra de ninguém. Uma regra que aprendi é que a internet apenas mostra como as pessoas realmente são. Se alguém é mau educado e preconceituoso na vida, também o será na internet. E vice-versa. É a mesma troca que a gente tem na vida.
    Beijos! ❤

  2. Tudo tem um lado bom e um ruim. Com o mundo virtual não ia ser diferente. Mas que falta bom senso nas pessoas, isso falta. Sempre faltou né?! rs . Não é exclusividade do mundo virtual, infelizmente. =/

    Por um mundo menos agressivo, virtualmente e na realidade tb =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s