[Desafio 52 semanas] Semana 11: Minhas brincadeiras preferidas na infância eram…

Na verdade o desafio desta 11ª semana era falar sobre meus brinquedos favoritos da infância, mas como ano passado eu criei um post falando sobre eles, jogando o desafio desta semana por água abaixo, fiz uma pequena mudança pra não ficar repetitivo. Vamos todos fingir que a 11ª semana é sobre as brincadeiras favoritas da infância, ok?

Para você não se sentir totalmente enganado e desiludido vou deixar o link para vocês verem quais eram meus brinquedos favoritos da infância. Spoiler: tem bichinho virtual, ursinhos de pelúcia, Pense Bem e até um jogo de tabuleiro do Silvio Santos!

Voltando a falar sobre as brincadeiras eu quero saber: Quem quer brincar de tudo isso abaixo põe o dedo aqui que já vai fechar, não adianta mais cho-rar! ♫

1 – Pique Bandeira
Como joga? (ou pelo menos como eu jogava) Divide a turma em duas equipes que serão separadas por uma linha no chão. Atrás de cada equipe terá um objeto representando uma bandeira, mas já que nunca ninguém tem uma vamos chamá-lo de precioso. Cada equipe precisa se organizar para pegar o precioso da outra ao mesmo tempo em que defende o seu. Quando uma pessoa do outro time invade seu território e você consegue tocá-la, ela tem que voltar para o território dela. Ganha quem pegar primeiro o precioso do outro e levar ao seu território.

Comentários: Na escola ou no prédio era só reunir uma galerinha pra diversão começar. Os mais espertos traçavam uma estratégia sobre quem correria para pegar o precioso do outro, quem ficaria na defesa e quem iria distrair o pessoal do outro time. Às vezes dava certo, às vezes não valia de nada, ainda mais quando a gente achava que tinha chance de pegar o precioso alheio, aí a estratégia mudava para correr, pegar o precioso e voltar, independente da sua posição inicial.


2 – Esconde-esconde
Como joga? (ou pelo menos como eu jogava)
Uma pessoa “bate cara” e os outros se escondem. Bater cara é simplesmente fechar os olhos e contar até X, nada de autoagressão! O objetivo é que a pessoa que fez a contagem encontre os outros participantes. Quem tiver escondido e for até o ponto de contagem sem ser visto deve falar “1,2,3 seu-nome salvo” que estará a salvo na brincadeira. O último a fazer isso ainda poderá salvar todos se falar “salve o mundo”. O primeiro a ser encontrado é a pessoa que irá procurar na próxima rodada, a menos que alguém tenha falado “salvo o mundo”, aí nesse caso repete a pessoa da rodada anterior.

Comentários: Sempre achei esconde-esconde muito mais legal que pega-pega, afinal, o esforço era bem menor, mesmo com o lance de correr para salvar o mundo. Gostava tanto da brincadeira que até hoje me escondo pela casa, mesmo sozinha, só para assustar as outras pessoas ao sair do esconderijo. Maturidade é tudo nessa vida.


3 – Barra Manteiga
Como joga? (ou pelo menos como eu jogava)
É preciso dividir a turma em dois times, um de frente para o outro com uma distância suficiente para poder correr. Todos precisam ficar em uma fileira com a mão esticada para frente. Uma pessoa do time A tem que ir até o grupo B e bater fraquinho nas mãos das pessoas, quando o tapa for mais forte a pessoa que recebeu esse tapa precisa correr atrás da pessoa que bateu. Se conseguir pegá-la antes que ela chegue até a sua fileira, ela passa a fazer parte do outro time, caso contrário é hora da pessoa que recebeu o tapa dar os tapas nas mãos do outro time.

Comentários: Pernas pra que te quero! Não basta levar um tapa na mão, ainda precisa correr. Que brincadeira mais sem graça, eu sei e também não entendo como eu podia gostar tanto. Todo mundo aproveitava a brincadeira pra bater forte na mão do outro, eu também, mas o meu forte não chegava nem perto do fraco da pessoa mais forte. Tinha gente que perdia a noção e, além de fazer o outro correr, também fazia chorar.


4 – Polícia e ladrão
Como joga? (ou pelo menos como eu jogava)
Divide-se a turma em duas equipes: os ladrões e a polícia. O objetivo, claro, é que a polícia pegue os ladrões (mas sem essa coisa da vida real de suborno). Há um tempo para os ladrões se esconderem e em seguida a polícia precisa não só encontrá-los, mas levá-los até o lugar que foi determinado como prisão. Caso outro ladrão solte o que está preso tocando nele, a polícia precisará capturá-lo novamente. A brincadeira termina quando todos os ladrões forem presos.

Comentários: Polícia e ladrão é o banco imobiliário das brincadeiras de criança, pode não terminar nunca e só acabar quando a galera desistir de jogar. É uma mistura de esconde-esconde com pega-pega, mas dividido em equipes pra ficar mais competitivo. Gostaria de saber o que as pessoas que falam sobre o videogame tornar as pessoas mais violentas pensam sobre essa brincadeira que incentiva o ladrão a fugir da prisão e fazer a polícia de trouxa?


5 – Gato Mia
Como joga? (ou pelo menos como eu jogava) 
Uma pessoa é vendada e conta até X enquanto os outros se escondem. Quando terminar a contagem ela precisa encontrar através do tato alguém escondido e dizer “gato mia”, então essa pessoa terá que miar para que quem a pegou tente adivinhar quem é. Se acertar a pessoa encontrada é a próxima a contar.

Comentários: Inventar vozes diferentes para miar era muito divertido, era só alguém fazer um “miau” pra todo o resto cair na risada. Ninguém nunca gostava de ser a pessoa a procurar, primeiro porque todos tentavam te deixar maluco com barulhos aleatórios, segundo porque procurar sempre rendia muitos roxos no corpo. Se fosse uma competição pra ver quem ganhava mais roxos durante a procura, certamente eu sairia campeã.

Este post faz parte do desafio 52 semanas, para saber mais sobre ele é só clicar aqui e para ver todos os posts do projeto no blog, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s