27 aprendizados nesses 27 anos de vida

Não sei se a essa altura eu deveria comemorar menos e me preocupar mais, mas a verdade é que posso até não ser mais aquela meninota magrela, branquela, sem os dentes da frente, mas todo dia 09 de fevereiro eu ainda acordo com a mesma alegria de fazer aniversário de quando eu tinha, sei lá, 5 anos de idade. Acho que a única diferença é que hoje eu fico acordada até depois da meia noite, pra ter mais tempo de aproveitar o próprio aniversário, né?

Parece menos (finjam que sim), mas já são 27 anos de bolo, guaraná e muito doce pra mim (e convidados). Nesse tempo de vida aprendi um tanto de coisas, algumas foram fáceis de assimilar, outras, eu ainda preciso apanhar muito para entender como funciona. Como dizem que todo mundo tem algum conhecimento para compartilhar, e eu não quero ser aquela pessoa egoísta que não divide nada com ninguém (já que chocolate eu não compartilho mesmo), acho justo deixar registrado algumas das coisas que aprendi até agora:

1 – A teoria é sempre diferente da prática
Nem com um tutorial detalhando passo a passo você terá uma experiência prática como diz ser a teoria. Isso vale para praticamente tudo, desde seguir um manual de como montar um móvel ou mesmo a diferença do que se aprende na faculdade para o mercado de trabalho.

2 – Não deixe que o medo do que os outros vão pensar de você te impeça de fazer qualquer coisa
Não vale a pena deixar de ir à praia porque vão dizer que tem gordurinhas a mais em você, não vale a pena deixar de bater cabelo nas festas da vida porque vão dizer que você dança esquisito, assim como também não vale a pena mudar quem você é para deixar os outros satisfeitos.

3 – Leve distrações quando for a uma consulta médica
Serve livros, celular com bateria cheia + carregador, palavras cruzadas e, se for esperto, até um lanchinho. Horário de consulta médica é que nem margem de erro do ibope, você pode ser atendido no horário marcado ou mais de uma hora depois.

4 – Às vezes é preciso dar errado pra poder dar certo
Nem tudo que a gente quer é o melhor pra gente e na maioria das vezes nem nos damos conta disso. Às vezes é preciso que as coisas deem errado para que possamos estar no exato lugar em que as coisas mágicas vão acontecer.

5 – Mexa-se! Não espere a situação perfeita para fazer algo
Se você ficar sentado esperando os planetas se alinharem para que se forme o momento ideal para fazer algo, devo dizer que isso nunca vai acontecer. Até para criar a situação ideal você vai precisar fazer algo. Ajude o universo a te ajudar.

6 – Culpa não leva ninguém a lugar algum
Fez alguma coisa errada? Assuma, corrija o que possa ser corrigido e bola pra frente. Pode ser uma mancada que deu com alguém ou um brigadeiro que quebrou a dieta. Todo mundo está sujeito a erros, o que realmente importa é a forma como você vai lidar com eles.

7– Quem planta sacanagem colhe solidão
Chame de lei do retorno, castigo, vingança do universo ou como preferir. É exatamente aquela velha história, você colhe o que você planta. Faça sempre o seu melhor. Se alguém te fez mal, eu sei que a vontade de enfiar a mão na cara é grande, mas respire fundo e siga em frente. Cada um tem o que merece, não queira receber o mesmo daqueles que só fazem o mal.

8 – Use filtro solar
Já falei sobre isso outras vezes por aqui, mas é porque realmente já sofri na pele (há!). Férias já foram para o espaço por causa desse corpitcho cheio de queimadura e febre. O castigo por esquecer do filtro solar ou simplesmente ignora-lo foi transformar tarefas rotineiras, como trocar de roupa ou mesmo deitar na cama, em desafios complicadíssimos.

9 – Nunca é tarde para começar a fazer algo novo
O tamanho do medo que a gente sente de começar algo novo é proporcional a idade que a gente tem. Parece que a cada ano que passa a gente inventa uma nova desculpa para deixar de fazer algo, mas a verdade, amiguinhos, é que nunca é tarde, comece agora ou daqui 30 anos, sempre é hora.

10 – Não existe mágica, se quiser emagrecer você vai passar fome (e muita vontade)
Infelizmente não há shakes e academias suficientes que te farão emagrecer sem você sentir fome. Sim, existem opções saudáveis e você não precisa comer aquele bifão com batata frita em toda refeição, mas o começo do processo de emagrecimento é sempre mais difícil. Uma hora você acostuma com a tal reeducação alimentar, até lá muitas lágrimas serão derramadas em nome da sua fome desmedida.

11 – O tempo cura (quase) tudo
Doenças, decepções, um cabelo mal cortado… Como dizem, quando casar passa. Apenas dê tempo ao tempo que ele é um bom amigo.

12 – O tempo também afasta e aproxima as pessoas
Não é exatamente o tempo que faz isso, mas o caminho que a vida segue com o tempo. Isso é absolutamente normal e acontece naturalmente. O que importa é que as pessoas especiais nunca vão embora de vez, talvez você só não as veja com a mesma frequência. Para não chamar o tempo de injusto e insensível, ele também te presenteia com mais pessoas legais no decorrer do caminho.

13 – Planejamento é importante, mas é preciso saber aproveitar os imprevistos
Planejamento ajuda você a aproveitar melhor o tempo, viagens, o dinheiro… É como brincar de tetris para que tudo se encaixe perfeitamente. O problema é que às vezes nem tudo sai como planejamos e como ficar de cara feia não muda os fatos, o jeito é recalcular a rota e aproveitar os imprevistos.

14 – Não vá a uma entrevista de emprego com a barriga vazia
Você está nervoso e pensa que é melhor deixar para comer depois, afinal, é rapidinho, em uma hora você estará na esquina saboreando um delicioso pão na chapa. Só que chega na hora e tem mais 15 pessoas para a mesma entrevista, além disso, você descobre que ainda terá que fazer uma prova de umas 3 horas de duração. Adeus lanche na padaria, olá fome de doer a barriga.

15 – A melhor forma de conseguir desconto em um serviço é falando que vai cancelar
O que fazer quando você assina um serviço há um tempo e um dia descobre que os novos assinantes vão pagar a metade do que você paga? E quando você assina um novo serviço por um preço camarada, concorda com o aumento depois de determinado tempo, mas logo depois é pego de surpresa com um aumento do aumento? A resposta para tudo é: ligue, fale que vai cancelar e espere pelo desconto e outros mimos.

16 – Antes de limpar a casa, faça alongamento
Eu sempre achei que alongamento era conversa de gente velha, até que eu fui parar no hospital com dor muscular, achando que estava tendo um ataque cardíaco. Foi aí que percebi que alongamento é importante sim e que, talvez, a idade tenha chegado pra mim.

17 – Sempre terá pessoas melhores e piores que você em algo
Não é porque alguém é melhor que você em algo que você não seja bom naquilo. Ninguém nasce sabendo e vira o fodão da noite para o dia, observe e aprenda com quem tem mais experiência e seja humilde e compartilhe o que sabe com aqueles que sabem menos.

18 – Seja feliz por si só, mas complete-se com pessoas especiais
É importante saber ser feliz sozinho, sem colocar a sua felicidade como dependente de alguém, mas, tão importante quanto, é saber abrir espaço para que pessoas especiais entrem em sua vida. Ter com quem dividir as alegrias, as conquistas, as dores e tristezas, faz da vida mais leve e prazerosa.

19 – Para que venham coisas novas, você precisa deixar as velhas irem embora
De nada adianta só acumular se você não tiver espaço para coisas novas. Se você acumula, mesmo que o novo chegue ele vai ficar perdido no meio do velho, aí você não verá direito nem uma coisa, nem outra. Desapegue e passe para frente tudo aquilo que já não faz parte da sua vida (vale para coisas materiais e sentimentos).

20 – Sentir medo é normal, só não deixe que ele tome conta de você
Todo mundo sente medo de alguma coisa, pode ser de altura, aranhas ou de fracassar. A vida é curta demais para perder tempo sentindo medo e desperdiçando oportunidades. Aqui vale aquele clichê: vai, e, se tiver medo, vai com medo mesmo.

21 – Se em uma viagem de ônibus der vontade de ir ao banheiro, vá, mas tenha certeza que a porta está trancada
Ir ao banheiro de um ônibus nunca te deixa totalmente confortável, mesmo que seja apenas para se olhar no espelho. Pior do que todos os passageiros olhando sua caminhada para a cabine no final do corredor é ter todo mundo te olhando usando a cabine.

22 – Você nunca sabe quando as boas ideias podem surgir, tenha sempre um papel e caneta/celular por perto
Na maior parte das vezes as melhores ideias não vem quando você está sentado na frente de uma folha em branco, mas quando você está vivendo – ou deitada na cama. Não deixe de anotar qualquer ideia ou pensamento interessante, uma vez que você os deixa ir embora é difícil recuperá-los.

23 – Sinceridade é uma coisa, grosseria é outra
Tem quem confunda os dois e justifique suas grosserias alegando ser sinceridade. Há diversas formas de dizer a mesma coisa, se você não sabe a diferença entre uma coisa e outra, apenas sorria e acene. É mais educado.

24 – Não desista de seus objetivos, se alguma coisa ainda está errada é porque você não tentou o suficiente
Tente. Tente. Tente. Quebre a cabeça quantas vezes forem necessárias, mas não desista. Algo só da errado quando você desiste, enquanto estiver tentando, o errado é status passageiro.

25 – Tão importante quanto não desistir é saber quando recuar e repensar as estratégias
Não adianta ficar batendo na mesma tecla se algo está dando errado. Sim, tem horas que você precisa dar um passo atrás para dar dois à frente. O difícil é saber quando é hora de tentar mais um pouco ou quando é hora de recuar, mas só com os acertos e fracassos você vai dominar essa arte.

26 – Guarde as lembranças boas e jogue fora as ruins
Tudo o que passamos, tanto as coisas boas quanto as ruins, fazem parte do processo do que somos hoje, mas não tem porque ficar relembrando as coisas ruins, remoendo o que fez mal. Quanto mais alimentamos os pensamentos ruins, mais força eles ganham e mais eles te levam para o buraco. Fique com o que for bom e sempre que uma lembrança ruim vier bater a sua porta combata-a com as lembranças boas.

27 – A vida é feita de escolhas, se você está insatisfeito com algo, é só fazer outras escolhas
Se você está infeliz no emprego, no relacionamento, com a cor de seus cabelos… mude. E, se não gostar, mude de novo, e quantas vezes mais forem preciso. Nada é permanente e se tem alguém que pode fazer algo para mudar, é você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s